sábado, 2 de março de 2013

O8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

Hoje é o nosso dia!!!



História

As mulheres do Século XVIII eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.


PARABÉNS A TODAS NÓS SUPER MULHERES...

Pra rir um pouquinho...

kkkkkkkk!!!
Muitos bjs e um ótimo dia!!!


8 DE MARÇO:

DIA INTERNACIONAL DA MULHER











Dia Internacional da Mulher Mini-projeto: Profissão das mulheres


• Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pela mamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.

Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.

• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.

• Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.

• Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.


Mural

Finalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.









: TEXTO INFORMATIVO

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?


Durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado em 1919, na cidade de Copenhague, Dinamarca, essa data foi escolhida e oficializada como o dia ideal para o Dia Internacional da Mulher em homenagem ao assassínio de 129 mulheres, que foram queimadas em resposta a uma greve realizada na fábrica têxtil Cotton, em Nova York, em 8 de março de 1857.

O motivo da greve era um protesto contra uma jornada diária de 16 horas de trabalho, aliada a baixos salários. Como resposta à manifestação, os patrões ordenaram que fosse ateado fogo no prédio onde essas mulheres se encontravam


Agradeço ao http://wata-eh-legal.blogspot.com

UMA LEMBRANCINHA AS MULHERES, AVÓS, TIAS, ETC.)




Veja como é fácil de fazer essa flor porta-bombom feita com eva. Uma ótima opção para o DIA DAS MÃES.

Materiais: 1 palito de churrasco; 1 quadrado de EVA; 1 folha em EVA; fita floral verde; cola bastão; cola para EVA; papel para embrulhar bombom; bombom a sua escolha.


1. Passe cola bastão na pontinha da fita floral e comece a enrolar o palito, termine com cola também.
Obs: deixe uma ponta sem fita para espetar o bombom.
2. Corte a folha conforme o molde. Encaixe o palito no meio da folha, através da abertura inferior e com a cola de EVA, cole as potinhas, fixando a folha no palito;



3. Corte o quadrado de EVA conforme o molde. Com cola de EVA una as pontas A com D, H com E, formando um copinho. Pelo lado de fora do copinho, una as pontas restantes: B com G, C com F. A flor estará pronta;
4. Embrulhe o bombom com o papel laminado. Encaixe o bombom já embrulhado dentro da flor;



5. Encaixe o palito na parte inferior da flor (até esconder a parte não encapada).


Molde: clique no molde para ampliar




OUTRA LEMBRANCINHA
LINDA...E FÁCIL










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário