I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e
a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como:
assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando
sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos
para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação
do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Saber sobre a necessidade de se economizar água
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades
• Compreender o ciclo da água
• Conhecer as causas da poluição da água
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável
• Identificar o percurso da água do rio até as casas
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Saber sobre a necessidade de se economizar água
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades
• Compreender o ciclo da água
• Conhecer as causas da poluição da água
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável
• Identificar o percurso da água do rio até as casas
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento
3.
CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida
II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre• o assunto
Produção coletiva de pequenos textos•
Escrita espontânea•
• Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel•
Entrevista• com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas• envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida
II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre• o assunto
Produção coletiva de pequenos textos•
Escrita espontânea•
• Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel•
Entrevista• com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas• envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
MATEMÁTICA
Estatística (contas de água) (e porcentagem de• água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume• (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água•
Jogo com• dado/trilha
NATUREZA E SOCIEDADE:
Observação do ciclo da água•
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão•
Vídeos que abordam• o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a• água poluída
VISUAL:
Desenho livre e de observação•
Recorte e• colagem
Dobraduras•
Releitura de obras de arte•
Modelagem com areia• e argila
Técnicas de pintura•
Maquetes•
Jogo da• memória
MÚSICA E MOVIMENTO:
Atividades diversas , músicas e cantigas• relacionadas ao tema
Ginástica historiada•
Circuito da• água
AVALIAÇÃO: Hora social e/ou exposição de trabalhos
Estatística (contas de água) (e porcentagem de• água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume• (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água•
Jogo com• dado/trilha
NATUREZA E SOCIEDADE:
Observação do ciclo da água•
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão•
Vídeos que abordam• o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a• água poluída
VISUAL:
Desenho livre e de observação•
Recorte e• colagem
Dobraduras•
Releitura de obras de arte•
Modelagem com areia• e argila
Técnicas de pintura•
Maquetes•
Jogo da• memória
MÚSICA E MOVIMENTO:
Atividades diversas , músicas e cantigas• relacionadas ao tema
Ginástica historiada•
Circuito da• água
AVALIAÇÃO: Hora social e/ou exposição de trabalhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário