sexta-feira, 29 de março de 2013

22 DE ABRIL: DIA DO PLANETA TERRA

 
O planeta Terra, literalmente, dá sinais de que precisa ser socorrido. Desmatamento, florestas incendiadas, extinção de animais, lançamento de lixo no fundo do mar, lixo atômico jogado em qualquer terreno baldio, lixo hospitalar desprezado sem cuidado, esgoto derramado sem tratamento em mares, rios, riachos, nascentes diversas, lagoas, açudes, marés (mangue) podres como esgoto , lençóis freáticos contaminados, fontes que deixam de brotar o líquido da vida, etc. Desde quando nós nos importamos com isso? Afinal, daqui a 200 anos, quem de nós estará aqui para saber como ficou?
Este planeta precisa ser respeitado, compreendido e preservado. As gerações futuras precisam encontrar um lugar para viver. Ou vamos ficar achando que os filmes de ficção científica se tornarão realidade? Como proteger e preservar? Não adianta ficarmos procurando culpados disso ou daquilo. Então, pergunte-se: o que eu tenho feito para ajudar na conservação deste planeta? Devemos nos dar conta que os elementos existentes, a saber, fogo, terra, ar e água se estão em desequilíbrio estaremos também.
Temos em nosso planeta uma fauna maravilhosa, uma flora exuberante, estações do ano para agradar os mais diversificados gostos, o dia (ensolarado, nublado ou chuvoso) para gregos e troianos, a noite para os boêmios, períodos de 24 horas, semanas com sete dias, o ano com 12 meses ou 365/366 dias. Isso sem deixar de mencionar fenômenos que faria o tempo ficar escasso para descrever cada um deles por nome. Este é o nosso planeta, repleto de espantosas “criações” ou “evoluções” para o nosso deleite.
Alguns, dos mais extremistas, costumam dizer que serão arrebatados e tudo que está na terra será consumado pelo fogo. Francamente, se quem “criou” ou “evoluiu” este planeta com tanta diversificação, vai aniquilar isso aqui em chamas, ele, seja quem for, é o pai da burrice. Que culpa tem os animais pelo erro do homem? Que culpa tem as plantas? E as nuvens do céu? E o pôr-do-sol? O mais convicto ateu e agnóstico é capaz de admirá-los. Devemos estimular uns aos outros a consciência e compreensão de estarmos aqui. De maneira geral, quanto tempo ficaremos aqui? Pouco importa. Se o seu trisavô estava aqui, e você está hoje, significa, provavelmente, e sem nenhuma pretensão, que os seus trinetos poderão desfrutar disso aqui também. Não precisamos ficar presos a este detalhe, isso “é a coisa mesma”. Se permitirmos, podemos desfrutar muito do planeta isso só depende de nós. Guarde bem esta data, 22/04 de um ano qualquer. Crês nisso? Então vamos lá! Faça sua parte.
 
 
O futuro do planeta Terra está em nossas mãos!
 
 
 
 
 
" O desafio desse século e dos próximos que virão , será salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna - o relacionamento entre os seres humanos e a natureza."
Mikhail Gorbachev.



Nenhum comentário:

Postar um comentário