sexta-feira, 29 de março de 2013

28 DE ABRIL: DIA DA EDUCAÇÃO

 
Esta palavra move o homem pelo caminho da sabedoria, do esclarecimento, de novos horizontes e da evolução. A educação representa muito mais do que aquela aprendida na escola. Ela abrange toda uma história das sociedades que nos trouxe até os dias atuais. Foram ensinamentos transmitidos por sábios, contratos sociais, princípios de boa convivência para com o próximo e para consigo mesmo.
 
A primeira educação é transmitida assim que nascemos. Aprendemos os atos mais naturais: respeitar a natureza, respeitar pai e mãe, respeitar os amigos, valorizar a vida e fazer o bem. Não existe nenhum momento em nossas vidas que não tenhamos que estar munidos de educação. Quando esquecemos de praticá-la acabamos nos tornando pessoas pequenas, sem valores, despreocupadas e com uma visão muito limitada de mundo. Quem deseja alcançar postos mais altos na vida (tanto no âmbito familiar, amoroso, profissional, pessoal, etc..) deve também evoluir em seus princípios educacionais. Desta maneira, nos tornaremos pessoas mais interessantes, inteligentes, bem queridas e respeitadas.

A escola é seguidamente o ambiente que nos fará respirar educação. O professor tem o dever de transmiti-la e o aluno o prazer de aproveitar cada segundo de novo conhecimento adquirido. Neste momento estreitamos laços de amizade, pela primeira vez somos inseridos em um grupo social e passamos a desfrutar momentos inesquecíveis - bons e desafiantes.
 
A continuidade do processo educacional quem nos ensina é a vida. Nem tudo pode ser aprendido por terceiros, mas sobretudo com nossa própria experiência. A grande escola que todos obrigatoriamente devem frequentar é a escola da vida. Nela não existe um método correto, um caminho certo ou uma fórmula que possa ser decorada. A vida pode oferecer os melhores ensinamentos, se estivermos dispostos a aprender, com força, coragem e dedicação.
 
Quem tem educação e a valoriza, não almeja guardá-la somente para si. Devemos disseminá-la por todos os cantos deste mundo. Propagar a educação não é somente uma obrigação da escola. Educar é uma obrigação de todos e quem ama, educa!
 
A literatura também desempenha um grande papel na formação da educação, do educador e do educando. Livros são mais do que belas histórias, são lições de vida, de aprendizado, de conhecimento, formação psicológica, emocional e de cidadão. A leitura educa e a Tribo do Livro não poderia deixar de valorizar a boa educação.
 
28 de Abril - Dia da Educação
 
 
 

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário