terça-feira, 3 de julho de 2012

ESPECIAL FÉRIAS !!!







créditos: hip hip horray


                              Bolo refrescante de melancia

Hummmmm! Esse bolo parece delicioso e completamente saudável porque a melancia é rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C). Tem 90% de água em sua composição, por isso é excelente diurética. Além disso tem pouquíssimas calorias, apenas 32 em 100 gramas. E uma fruta linda, a preferida da minha filha Kim. Aproveite pra se hidratar no calorzão que faz agora com uma deliciosa fatia de melancia!




créditos: coisas que gosto

O Verão está mesmo a chegar, mas já na próxima semana o país vai parar. De norte a sul, há muitas propostas para gozar umas mini-férias antecipadas. A semana dos feriados (quarta e quinta-feira) não será tão quente como o desejável, mas as temperaturas vão chegar aos 28.º. Sim, pode respirar de alívio: vai conseguir dar um mergulho. O i sugere uma praia deserta na zona da Zambujeira do Mar, uma de águas mais quentes no Algarve e um areal bem extenso, ideal para brincar com as crianças, em Aveiro.

Se quer uns dias bem românticos, aconselhamos a Quinta da Bouça d?Arques, em Viana do Castelo. E alternativas para relaxar nos spas portugueses também não faltam. Se o que procura é aventura, conheça Chefchaouen, em Marrocos. Fica aqui ao lado, mas parece estar do outro lado do mundo.

Siga então estas 24 sugestões para fazer praia, experimentar sensações fortes, descansar, namorar, levar a família a passear ou apenas divertir-se.

PRAIA

Tonel, Zambujeira
É um daqueles segredos da costa vicentina que nem dá vontade de partilhar. Aqui podemos estar no areal sem corrermos o risco de levar com uma bolada. O Tonel, dentro da Herdade do Toril, perto da Zambujeira do Mar, é uma praia deserta, encaixada numa falésia de difícil acesso. Para lá chegar é preciso não ter medo de alturas e agarrar-se bem à corda que ladeia o percurso. Mas vale a pena o esforço.
Onde Ficar: Herdade do Touril, www.herdadedotouril.pt
Onde Comer: A Barca (Traquitanas), Zambujeira do Mar. Tel: 283 961 186

Ingrina, Sagres
De águas cristalinas e mar calmo, a praia da Ingrina é ideal para descansar especial-mente nesta altura. A temperatura da água pode indicar que estamos no Algarve, mas é uma questão de sorte. Se as correntes vierem do Atlântico, arrefece mais um pouco. A praia forma uma baía e, quando a maré está vazia, é óptima para quem gosta de mergulho. O hotel Memmo, em Sagres, é um hino ao bom gosto.
Onde Ficar: Memmo Baleeira, www.memmobaleeira.com
Onde Comer: A Tasca, Sagres. Tel: 282 624 177

Torreira, Aveiro Pode levar a prancha de surf e aproveitar as ondas ou ficar-se pelas águas calmas da Ria. A praia da Torreira é isso mesmo: parte do cordão litoral que separa a Ria de Aveiro do Atlântico, com um areal extenso para os que gostam de assar na toalha e um mar com características ideias para desportos náuticos. Aproveite para contemplar a beleza natural desta zona com um passeio de bicicleta na ciclovia paralela à praia.
Onde Ficar: Estalagem Riabela, Quintas do Sul, Torreira www.riabela.com
Onde Comer: O Alberto, Murtosa. Tel.: 234 838 492

NATUREZA

Parque Natural Peneda-Gerês
Cascatas, lagos e árvores a perder de vista. O Parque Natural Peneda-Gerês é um local de visita obrigatória. São 70 mil hectares de território protegido, que abrange as serras da Amarela, do Gerês e da Peneda. Só um passeio de carro já vale a pena, mas nada se compara a percorrer os trilhos que levam às cascatas escondidas. Na Portela do Homem encontra uma paisagem retirada de um postal: várias piscinas naturais, encaixadas num vale.
Onde Ficar: Pousada de São Bento, Gêres www.pousadas.pt
Onde Comer: O Cantinho do Antigamente. Tel: 253 392 027

Lontras em Aveiro
São difíceis de ver fora no habitat natural, mas pode ser que seja um dos felizardos a assistir a um mergulho de uma lontra. A empresa BioRia, em Aveiro, organiza passeios ao encontro deste mamífero que gosta de escorregar em na lama. A melhor altura para os observar é ao anoitecer.
Onde Ficar: Mélia Ria Hotel & Spa, Aveiro, www.meliaria.com
Onde Comer: Mercado do Peixe, Aveiro. Tel: 234 383 511

Baleias nos Açores
Foi na Ilha de São Miguel, nos Açores, que o fotógrafo Nuno Sá, o único português a ser seleccionado para o concurso Wildlife Photographer of the Year, conseguiu uma imagem impressionante. Um grupo de orcas a nadar ao pôr-do-sol. Nuno Sá arriscou-se a levar um encontrão quando mergulhou, mas o que lhe aconselhamos é mais seguro. Nos Açores, poderá ver mais de 20 espécies de mamíferos marinhos, entre golfinhos e cachalotes. Norberto Diver (292 293 891).
Onde Ficar: Pico do Refúgio, Ilha de São Miguel, www.picodorefugio.com
Onde Comer: Ondas do Mar, Ilha de São Miguel, tel. 296 960 220

AVENTURA

Asa Delta Se quer experimentar um desporto radical que desafia as leis da gravidade, faça-o com um entendido na matéria. Paulo Frade, campeão nacional de asa delta, organiza baptismos de voo. Marque com antecedência. São os ventos que ditam o local do voo. A zona de Castelo Branco costuma ser propícia a esta actividade. Planar nos céus durante 15 minutos, garantem os que já experi-mentarem, é inesquecível.
Onde Ficar: Hotel Sol Melia, Castelo Branco www.solmelia.com
Onde Comer: Praça Velha, Castelo Branco, Tel. 272 328 640

Rapel no Tejo
Há mais de dez anos a proporcionar emoções fortes aos portugueses, a Alfa Aventura é uma empresa de lazer, situada no Ribatejo, junto à barragem de Castelo de Bode. As opções são muitas. Pode experimentar rapel, fazer escalada, canoa-gem, ski aquático ou windsurf. Para libertar o stress, o paintball também serve. Há programas de um dia ou de fim-de-semana. Se quer ficar mais tempo, durma nos bungalows da Alfa Aventura, com vista para o rio Tejo.
Onde Ficar: Quinta dos Coalhos, www.wonderfulland.com/coalhos, Abrantes
Onde Comer: O Toucinho, Almeirim. Tel: 243 592 237

BTT no Caramulo
Prepare-se para a adrenalina. Descer a Serra do Caramulo a acelerar numa BTT é bom para libertar tensões acumuladas. Para este percurso de 14 km leve muita água, barras energéticas e capacete. Mesmo que não seja experiente, este passeio pode ser para si. Inscreva-se no programa da empresa A Vida é Bela e terá um monitor a acompanhá-lo no percurso.
Onde Ficar: Quinta do Rio Dão, www.quintadoriodao.com, Sta. Comba Dão
Onde Comer: Restaurante O Solar, Tondela. Tel: 232 813 897

FESTAS

Electrónica na cidade
O dj alemão Alex Ridha, mais conhecido por Boys Noize, promete abanar as paredes do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e da discoteca Lux, em Lisboa. Mas música não é barulho. Boys Noize vem mais uma vez mostrar o melhor da electrónica maximal que anda por aí nas pistas de dança da Europa. Quer melhor desculpa para se mexer nos dias 10 e 11? Ainda por cima tem os feriados para descansar da festa, que vai ser de arromba.
Onde Ficar: Bairro Alto Hotel, www.bairroaltohotel.com
Onde Comer: Restaurante Eleven, Lisboa. Tel: 213 862 211

Lua cheia na serra
É lua cheia. Aproveite a noite de terça-feira, 9, para se aventurar numa festa ao ar livre em plena Serra de Sintra. Só encontrar o local já é uma aventura: na Penha Longa Norte, 1 km depois da Lagoa Azul vire à direita. Nada garante que lá vá dar, mas siga as setas no caminho. A música é boa: Olive Tree Dance, um trance acústico hipnotizante, e Kumpania Algazarra, uma banda estilo Kusturica, à moda portuguesa.
Onde Ficar: Orbitur Guincho, www.orbitur.com
Onde Comer: Bar do Guincho Tel. 214 871 683

Noitadas no algarve É solteiro? Nada melhor que uma noite pelos bares da Praia da Oura, agora que não estão sobrelotados, para treinar o seu inglês. É quase como passar férias na Grã-Bretanha. Comece com uma caneca de cerveja e, se no dia seguinte não reconhecer a pessoa que acorda ao seu lado, não se espante. Por estas bandas é natural fazer amigos com facilidade e o álcool costuma ajudar à festa. Mas não se esqueça: beba com moderação. Seja responsável.
Onde Ficar: Praia da Oura Hotel www.clubepraiadaoura.com
Onde Comer: Moiras Encantadas, Paderne, Albufeira. Tel: 289 368 797

DESCONTRAIR

Termas do luso
Esqueça a ideia de que as termas só servem para curar maleitas. Situadas na encosta poente da Serra do Buçaco, as Termas de Luso são o lugar ideal para recuperar forças, é verdade. Mas também para gastá-las, se for essa a vontade. Para os que preferem o repouso, existem as águas terapêuticas e a biblioteca, tudo nas termas. Se decidir dar corda aos ténis, as caminhadas pelo verde da Serra do Buçaco são o programa perfeito.
Onde Comer: Palace Hotel do Bussaco Tel: 231 937 970
O que Fazer: Visitar as ruínas Conimbriga

Massagens com Chocolate
Se as águas termais são apetecíveis, as massagens com base de chocolate são uma perdição. O spa do hotel Vila Sol Algarve, em Vilamoura, fala do “despertar dos sentidos” na descrição deste serviço, mas adivinhamos que também a sua gula sairá bem tratada. Esfoliação em laranja, corpo barrado a chocolate e toda uma paleta de aromas acompanham um serviço personalizado. www.vilasol.pt
Onde Comer: Thai, Vilamoura. Tel: 2893023706
O Que Fazer: Passeio a cavalo, Estalagem da Cegonha, Vilamoura. Tel. 289 302 577

Terapia com vinho
Há quem diga que um copo de tinto à refeição faz milagres pela saúde, mas isso agora não importa. O que interessa é esta experiência: vinoterapia, disponível nas Termas de Monchique. Consiste em técnicas termais apenas com produtos extraídos da uva. A grainha, a casca e o próprio sumo da uva mantêm a pele jovem, dão luminosidade e tonificam.
O Que Fazer: Passeio à pé na Vila Termal das Caldas de Monchique www.monchiquetermas.com Onde Comer: Quinta de São Bento, Monchique.
Tel: 282 912 700

EM FAMÍLIA

Segway em Sintra
Junte a família e embarque num passeio diferente. Andar de segway já não é novidade. Até se vê polícias a acelerar nas ruas. Mas juntar o melhor deste meio de transporte citadino com as estradas de uma serra é já uma fórmula de sucesso. A Silence Tour organiza vários passeios, sendo que o mais impressionante é o da Peninha. Durante duas horas e meia, descubra os encantos da serra e das praias da região.
Onde Ficar: Hotel Tivoli Sintra, www.tivolihotels.com
Onde Comer: Café Paris, Sintra tel. 219 232 375

Quinta do Lago
Em tempo de crise, des-contos de 20% no resort da Quinta do Lago são boas notícias. Ainda para quando inclui a oferta de uma garrafa de vinho de selecção e estadia gratuita para uma criança com idade até 12 anos. A única obrigação é ficar três noites no Monte da Quinta Suites. O que não é sacrifício nenhum. O resort tem um Kids Club, que nesta semana tem actividades para os miúdos, com desportos e música ao vivo.
Onde Comer: Restaurante Henrique Leis, Tel: 289 393 438
O Que Fazer: Passeio de barco na Ria Formosa, Faro, www.formosamar.pt

Surf em Peniche
Pegue nos miúdos e experimente umas aulas de surf. Nunca é tarde para aprender e a diversão é garantida. De certeza que eles se vão pôr de pé na prancha primeiro. Prepare-se para umas boas gargalhadas e para engolir água. Mas não se preocupe: o professor ajuda-o a levantar-se e a equilibrar-se e vai puxar pelos seus músculos enferrujados com um bom aquecimento na areia e umas aulas de yoga.
Onde Ficar: Baleal Surf Camp, Peniche, www.balealsurfcamp.com
Onde Comer: Os Acácios, Praia do Baleal 262 769 173

A DOIS

Na Curva do Rio
Para onde quer que espreite, das acolhedoras varandas da casa, só se vê o rio Arade. O nome deste turismo rural não é por acaso. A casa está mesmo situada na curva do rio e a paisagem é de cortar a respiração. É o interior algarvio, longe da confusão das praias lotadas, ideal para passar uns dias românticos. Situado entre Portimão e Lagoa, na Reserva Parque Municipal das Fontes, é excelente para descansar mas está perto da animação.Tel. 282 482 125
Onde Comer: Restaurante Marisqueira Dockside, Portimão, Tel: 282 417 268
O Que Fazer: Nada. Estenda-se ao sol e refresque-se na piscina.

Quinta da Bouça d’Arques
O que o turismo rural tem de melhor é qualidade da comida e das acomodações, para além do atendimento personalizado. A Quinta da Bouça d’Arques, perto de Viana da Castelo, é da família Abreu Teixeira há 300 anos. É um local romântico, com um silêncio profundo, rodeado por um bosque que convida a passeios. Com o Verão à porta, um mergulho na piscina é obrigatório. Tel. 968 044 992
Onde Comer: Adega do Padrinho, Viana do Castelo Tel: 258 826 954
O Que Fazer: Visite a zona histórica de Viana do Castelo

Quinta das Eiras
Quando se entra na madeirense Quinta das Eiras parece que saímos de Portugal e aterrámos numa ilha do Pacífico com cabanas de madeira. Situada no Santo da Serra, este hotel de charme está cercado por árvores seculares e tem um riacho por perto. Cada casa é um refúgio, que alia a modernidade ao requinte rústico e vintage. Tel. 291 552 511
Onde Comer: Restaurante Vila do Peixe, Tel: 291 099 909
O Que Fazer: Passeie a pé nas levadas

LÁ FORA

Nova Iorque É uma oportunidade única. Sentar-se numa cadeira de praia em plena Time Square é quase tão raro como aqueles cometas que só aparecem de mil em mil anos. Ou se está atento ao céu ou perde-se uma oportunidade para sempre. A Big Apple está preocupada com as emissões de gases; por isso cortou o trânsito na Broadway. Pode passear à vontade e ver a cidade que nunca dorme de uma forma menos poluída.
Onde Ficar: The Cosmopolitan Hotel, Nova Iorque, Tel: 888 895-9400
Onde Comer: Jean Georges, www.jean-georges.com

CroáciaA melhor maneira de retratar o litoral da Croácia é imaginar as praias da Serra da Arrábida com água quente. É assim a costa croata. Esta é a altura indicada para visitar o país à beira do Adriático: os preços são mais baixos e há menos turistas. Destaque para as praias da ilha de Bràc, em frente a Split. Se seguir para o lado oeste da cidade de Bol, encontra pequenas baías sem ninguém. Fica um conselho: leve sandálias. As praias são de pedra; não de areia.
Onde Ficar: Le Meridien Lav, Split, tel. 0038521 500500
Onde Comer: Santo Rest, Bol, Tel: 00385 21 717 194

Marrocos Alugue um carro em Tanger e parta à aventura. Se ficar pelo norte de Marrocos, há um destino imperdível: Chefchaouen. A cidade tem tudo o que não espera encontrar: montanhas em vez de planície, vegetação em vez de deserto. A medina tem fama e os habitantes a hospitalidade natural de quem vive do comércio. Perca-se nas ruas estreitas e, ao final da tarde, suba a uma encosta e veja o pôr-do-sol monumental.
Onde Ficar: Riad, Chefchaouen www.riad-chefchaouen.com
Onde Comer: Al-Kasbah, Medina de Chefchaouen

Ideias para as Férias


  • Fazer um piquenique em casa
  • Criar uma história em conjunto - um diz uma frase e outro completa
  • Ver um albúm de família em conjunto e contar as histórias que estão por detrás das fotografias
  • Fazer biscoitos em conjunto - aqui fica uma receita de bolachas com pepitas de chocolate, mas bem que podiam ser areias
  • Ver filmes antigos - os nossos filhos só ganham em saber quem foi o Vasco Santana, além de que é garantido o divertimento. Não é todos os dias que se sabe o que é o "Mastoideu"
  • Ir a um museu - o Museu do Brinquedo, em Sintra, está com uma óptima exposição temporária, além de se poder ver os brinquedos de sempre. Portugal tem óptimos museus à espera de serem descobertos.
  • Ir à praia - a praia também é óptima para dar passeios, jogar à bola...uma partida de ténis ou um passeio de gaivota, quem sabe?
  • E que tal um banho de mangueira na varanda ou no quintal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário