segunda-feira, 1 de outubro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE

 
O Dia Internacional da Terceira Idade é comemorado em 1º de outubro. Em Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o governo estadual irá aproveitar a ocasião para lançar a campanha “Envelhecimento Digno: uma Questão de Direitos Humanos. Minas abraça essa causa”. A iniciativa é realizada pela coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, hoje, os idosos representam 12% da população mineira. “É uma campanha que começa simples, mas que tem tudo para chegar à população e ao idoso. A ação começa agora e vai até 2014. Em um segundo momento, serão distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso, vamos promover encontros municipais e capacitações”, explica Felipe Willer, responsável pela coordenadoria.
Acabar com a violência sofrida pelos idosos está entre os objetivos da campanha. Por isso, a organização pretende destacar também o número do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), canal do Governo de Minas para receber qualquer tipo de denúncia sobre violações dos direitos. Porta de entrada para o acesso aos serviços e atendimentos, o serviço recebeu, nos oito primeiros meses do ano, 611 ligações para relatar violência contra esse público. Vale lembrar que os crimes praticados contra idosos ocupam hoje o segundo lugar no ranking de ligações, atrás apenas das denúncias de crimes contra crianças e adolescentes.
O cartaz da campanha será afixado em postos de saúde, rodoviárias, escolas, hospitais, centros de referência de assistência social e espaços públicos em geral, com o objetivo de incentivar a população a fazer a denúncia. Do total de ligações recebidas pelo Disque para denunciar crimes contra idosos, 344 foram de maus-tratos familiares e 151, de abandono.
Atenção ao idoso em MG
Desde 2008, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) leva à população a rede Mais Vida, que tem como objetivo promover a qualidade de vida do idoso. Para tanto, foca na estruturação em rede macrorregional de atenção à saúde da população idosa, por meio de um sistema de interação capaz de proporcionar aumento nos anos de vida dos idosos de Minas e de manter a capacidade funcional e a autonomia deles.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Atenção ao Idoso da SES, de janeiro a julho em 2011, já foram realizados 9.441 atendimentos aos idosos por meio dos Centros Mais Vida (CMV) das Macrorregiões Centro, Norte e Centro I, sendo: 3.789 atendimentos no CMS da Macro Sudeste; 3.653 no CMV da Centro I e 1.999 atendimentos no CMV da Macro Norte, o que representa cerca de 70% dos atendimentos ocorridos durante todo o ano passado (em 2010, foram 13.703 atendimentos).
De acordo com a coordenadora de saúde do idoso da SES-MG, Eliana Bandeira, o foco do Mais Vida é a funcionalidade do idoso, e não sua doença. Ela explica que o idoso tem que reconquistar sua independência para as tarefas do cotidiano, apesar de ser portador de alguma doença. Por isso, o programa foca em garantir a independência funcional do idoso, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos idosos mineiros.
O Dia
Criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Idoso visa colocar em discussão as questões vinculadas ao processo de envelhecimento e o aumento da expectativa de vida como uma realidade global.
No Brasil, o Dia Nacional foi instituído pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. A legislação brasileira determina que “os órgãos públicos, responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso, ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”. O grande avanço ocorreu em outubro de 2003, quando foi editada a Lei nº 10.741, que trata do Estatuto do Idoso, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2004.
 

 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário