quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROJETO: A BONEQUINHA PRETA


"Que seria de nós se não sonhássemos um pouco?" (Alaíde Lisboa)

A Bonequinha Preta


13 e. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1957. [A 1a. edição é de 1938, pela Francisco Alves. 


Narrativa infantil que mistura personagens urbanos e do folclore brasileiro]
Fonte: Centro de Referência em Educação - SP



***

Sugestões:

* Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula,mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
* Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas,será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha.Espalhe pela sala cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas,desenhe por exemplo:A roupinha da boneca, o sapatinho,um gatinho,etc...
* Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca.Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar!Deixe que os alunos peguem a boneca,faça esta atividade em rodinha,todos sentados no chão da sala mesmo.Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as,faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade.Se possível fotografe todas as atividades.
* Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa,explore-a bem, fale sobre a autora:Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível,mostre aos alunos uma foto dela.Ao iniciar o conto, leia com voz suave,sem pressa. Os alunos, quando gostam de uma história ,sempre pedem para ouvir novamente e isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia,vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"
*Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram,o que não gostaram,se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela,você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí,como os nossos valores,o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor,mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo,a amizade,etc...
Sugestões de Atividades:
* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha,fazer colagens, dobraduras,pintura a dedo,modelagem,alinhavo...
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam e vistam a roupinha nela.
Esta bonequinha preta da foto foi montada pela professora Osmary
* Fazer um livrão de reconto, as crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta.Faça convites,decore a sala com balões.Neste dia,leve um bolo,docinhos,salgados e sucos,enfeite a mesa...As crianças amam esta festa,lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início,meio e fim.Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franjinha,de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha,formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)
Fonte: Qdivertido
Relato de experiência:
Desenvolvido entre os alunos da escola, focalizando a ampliação da prática de alfabetização e do letramento. Durante o Projeto, as crianças da Educação infantil levaram a nova “amiguinha” para a casa e registraram seu cotidiano através de desenhos. A bonequinha foi alimentada, tomou banho e sua História conhecida por todos e recontada pelas crianças atavés de desenhos e registradas por seus pais no “livrão da turma”.
Fonte:Escola Marucas

***

Mais Sugestões...

Cada família deveria construir com sua criança uma bonequinha preta, utilizando-se de materiais diversos. Apareceram bonecas lindas! Cada uma com seu encanto. Havia boneca que tinha como base garrafa pet, boneca de papelão, EVA e muitas bonequinhas fofas de pano. Elas ficaram expostas na sala durante todo o trabalho.

Ao receber a tarefa de fazer uma bonequinha preta as famílias recebiam também uma folha onde deveriam relatar a construção, e como foi a experiência.Foi feito então com os relatos um livro de registro dos trabalhos.
Fonte: ProjetosComArte
***

Poesia: Minha Bonequinha Preta, de Cida Valadares:

Sugestão de temática para desenvolvimento de projeto maior:

PROJETO: AFRICANIDADE

Ilustração sobre o projeto: A influência da cultura Africana no cotidiano brasileiro.
Histórias trabalhadas: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira.
O menino Marrom - Ziraldo
Históras Africanas para contar- Rogério Andrade Barbosa.

Galeria: Mostra de ilustrações feitas pelos alunos:




***
Para ter arquivos e mais sugestões, clique aqui e acesse "A cor da cultura".

***
Sugestão de atividade com a bonequinha preta: confecção de cartaz
 

***
Moldes dos dedoches da Bonequinha Preta:


***
Quem é Alaíde Lisboa do Nascimento?

Alaíde Lisboa é natural de Lambari (MG), onde passou a infância e a adolescência. Integrante da Academia Mineira de Letras, a professora tornou-se, em 1950, a primeira vereadora de Belo Horizonte. Na UFMG, lecionou Didática Geral e Especial. Foi também diretora do Colégio de Aplicação da Universidade e vice-diretora da Faculdade de Educação (FaE), onde organizou o mestrado da área. Atuou como professora da pós-graduação na FaE e na Faculdade de Medicina, dedicando-se à disciplina Metodologia do ensino superior.
Nesta quinta-feira, 22 de abril, a escritora, educadora, ex-vereadora e professora da UFMG Alaide Lisboa completa 100 anos de vida. Para comemorar a data, a Academia Mineira de Letras (AML) preparou uma série de homenagens à autora do clássico infantil Bonequinha Preta, obra lida por diversas gerações de crianças brasileiras. Às 17 horas, será celebrada, no auditório da AML, uma missa em nome da professora. Às 18 horas, haverá sessão solene da Academia em comemoração a seu centenário de nascimento.
Fonte: CEDECOM
***Essa postagem pertence ao Espaço Educar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário