Plano de Aula - Educação Infantil
10 Modelos de Plano de Aula para Educação Infantil Plano de Aula I:
Conteúdos: Grafismo; Equilíbrio e concentração.
Objetivos:
Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas;
Desenvolver o cuidado com a alimentação;
Conhecer a importância da preservação e cuidado com o seu meio ambiente.
Tempo de duração: 02 horas
Atividade: cartaz dos círculos.
Materiais: giz de cera, papel pardo, tinta guache, pincel.
Desenvolvimento: Rodinha da conversa conversou informalmente com os
alunos, sobre como segurar um lápis e fazer movimentos circulares
desenhando bolinhas. Colocamos um cartaz de papel pardo no chão da sala e
pedimos que os alunos desenhassem círculos nele. Após todos terem
desenhado, conversamos sobre os tamanhos dos círculos, fazendo-os
observarem que praticamente todos têm tamanhos diferentes, mas que ainda
assim continuam sendo círculos. Após terminarem, pintaram com pincel e
tinta os círculos. Depois de prontos expomos na sala como trabalho
coletivo.
Avaliação: Os alunos reconheceram a figura geométrica círculo, e as
cores que eles pintaram, desenvolvendo assim sua concentração.
Plano de Aula II
Conteúdos: Equilíbrio e concentração; Alimentação.
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora e o cuidado com a alimentação.
Tempo de duração: 02 horas
Atividade: Vamos ajudar o agricultor a plantar as sementinhas?
Material: pincel, tintas, lixas de parede
Desenvolvimento do trabalho: Rodinhas da conversa conversaram sobre a
alimentação, de como devemos cuidar dela e como ela é importante para a
nossa saúde. Utilizando o cartaz da aula anterior com os círculos, cada
aluno plantou dentro do circulo que desenhou uma sementinha. Contou para
a turma a semente que ele plantou e por quê? Assim que terminaram
fizeram um trabalho de arte feito com lixa, onde pintaram uma folha em
branco até parecer uma fruta ou legume, onde eles falaram o nome: Os
trabalhos foram expostos no varal da sala de aula.
Avaliação: Os alunos refletiram sobre sua alimentação e os cuidados que devem ter com ela.
Plano de Aula III
Conteúdos: Linguagem oral/ linguagem corporal/ linguagem matemática.
Objetivos:
Trabalhar a atenção;
Desenvolver e ampliar a oralidade;
Explorar a atenção.
Tempo de duração: 02 horas.
Atividade: Cada macaco no seu galho
Desenvolvimento: Aplicação com a rodinha de conversa sobre brincadeiras,
do que eles gostam de brincar e se gostam de conhecer brincadeiras
novas. Fizemos vários círculos com giz no chão e pedimos que os alunos
caminhassem sobre eles. Na sala, fizemos uma roda. Explicamos aos alunos
como era para ser feito. O caçador escolhido pela professora cochila no
centro da roda, enquanto os macacos giram em sua volta, tomando cuidado
para não fazer barulho. De repente, o caçador acorda e grita: cada
macaco no seu galho! Todas as crianças vão correr e entrar em um circulo
para não serem pegas. Quando o caçador achar que já está a bastante
tempo num galho, vai dar novamente a ordem, para que todos procurem
outro galho, tendo mais chance de pegar algum macaco. Iniciamos a
brincadeira , Cada macaco no seu galho, e ao terminar, realizamos uma
contagem de quantos macacos foram pegos na brincadeira.
Avaliação: Os alunos foram capazes de desenvolver sua oralidade,
interagindo com todos os colegas, além da atenção que tiveram para
realizarem a brincadeira.
Plano de aula IV
Conteúdos: Matemática/Linguagem corporal/ Linguagem Oral/ Música Equilíbrio e concentração.
Objetivos:
Trabalhar o conceito de círculo explorar noção de dentro e fora/ agilidade Oralidade através da canção.
Tempo de duração: 02 horas
Atividade: Coelhinho sai da toca;
Material: bambolês
Desenvolvimento: Começamos com uma conversa informal de quantos alunos
estão na sala, eles participaram contando. Após explicamos a
brincadeira. É necessário colocar bambolês no chão, que serão as tocas.
Cada criança é um coelhinho e uma de nós foi “seu lobo”. As crianças
cantaram, enquanto passeavam pela sala: Vamos passear no bosque,
enquanto seu lobo não vem. Vão até onde o lobo está e perguntaram: seu
lobo está? Por duas vezes o lobo disse que estava ocupado fazendo algo.
Em seguida, quando as crianças voltaram novamente o lobo disse: o lobo
está pronto! E saiu pegando as crianças que estavam fora das tocas.
Repetimos a brincadeiras por algumas vezes, e nos sentamos para
conversar sobre a parte que eles mais gostaram da brincadeira, quem eram
os personagens e quantos coelhinhos o lobo conseguiu pegar?
Avaliação: Os alunos ao realizarem a atividade, desenvolveram a atenção e oralidade e a expressão corporal.
Plano de Aula V
Conteúdos: Linguagem oral/ linguagem corporal/ linguagem matemática
Objetivos:
Despertar os cuidados que devem em relação a proteção contra o sol; Desenvolver a noção de quantidade.
Tempo de duração: 2 horas
Atividade 1: História “Zezé”
Desenvolvimento: Rodinha conversa informal para apresentar a história;
“Zezé”. “Vejam o que aconteceu, Meu boneco de neve derreteu. Os olhos,
as orelhas, a boca e o nariz, Até o pescoço desapareceu. As mãos, os
braços e a barriga, Foram parar no chão. Ta vendo sol! Você abusou! Do
Zezé e nada restou”!!! Após terminar a história, fizemos perguntas sobre
quem era Zezé, o que aconteceu com ele, por quê? Quais foram as partes
do corpo do Zezé que desapareceram e quantas elas eram? Conversamos
sobre a importância de se proteger do sol, e seus efeitos na pele e para
a saúde.
Atividade 2:
Em folhas de ofício pedimos aos alunos para desenharem o boneco de neve Zezé, ao terminarem foram expostos no varal da sala.
Avaliação: Os alunos foram capazes de interagir com seus colegas, e de
relatarem a seqüência dos fatos acontecidos na história, desenvolvendo
assim sua concentração.
Plano de Aula VI
Conteúdo: Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
Objetivo:
Propiciar aos alunos que conheçam mais o lugar onde vivem percebendo-se como parte dele.
Tempo de duração: 02 horas
Atividade: Breve história da cidade
Desenvolvimento: Contando brevemente a História da cidade de Carapebus
relatada por um livro do município; Roda de conversa; Pedimos para as
crianças contarem o que mais gostavam na sua cidade e o que gostariam
que ela tivesse. Eles participaram relatando suas idéias, após
entregamos uma folha para que desenhassem a sua cidade. Cada um fez como
a via. Quando todos tinham terminado, fizemos um cartaz coletivo com o
peixe que deu origem ao nome da cidade, expomos na sala de aula para
visualização de todos.
Avaliação: Ao elaborar um cartaz coletivo, as crianças demonstraram sua capacidade de interagir e respeitar o outro.
Plano de Aula VII
Conteúdo: Água: usos, economia e desperdício;
Objetivos:
Levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e
que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência
dos seres vivos.
Tempo de duração: 2 horas
Atividade: Cartaz
Desenvolvimento: Roda de conversa sobre a água utilizada por eles,
fizemos perguntas como? “Quais atividades domésticas vocês conhecem que
precisam de água?” Conforme foram surgindo sugestões, anotaram em
cartaz, na lista continha itens como lavagem de roupa, de louça e de
mãos, banho e escovação de dentes. Conversamos sobre essas atividades
para ajudar a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo
semelhante. Reservamos algumas revistas onde as crianças procuraram
imagens das ações e colaram nos cartazes. Pedimos que a turma fizesse
dois desenhos, um deles representando o desperdício e o outro mostrando
como podemos economizar água. Distribuímos imagens de jornais e
revistas que mostravam desperdício e economia de água estas estavam
misturadas e pedimos que as crianças separassem o material em dois
grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção
as crianças colocaram com a nossa ajuda as imagens no cartaz
separadamente.
Avaliação: Verificamos que turma compreendeu que certas atividades
humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser
evitada.
Plano de Aula VIII
Conteúdos: Meio ambiente
Objetivo: Despertar a formação de valores e atitudes com o meio em que
vive; Compreender a importância de preservar o meio ambiente; estimular
o cuidado com a natureza.
Tempo de duração: 2 horas
Atividade: História “No fim do mundo muda o fim”
Desenvolvimento: Conversamos informalmente e perguntamos a eles o que é
meio ambiente? Após as respostas fomos orientando o as perguntas para
dar informações a eles: Como está o meio ambiente em que vivemos? O que
fazem para ajudar esse meio ambiente? Depois da roda de conversa
contamos a história “No fim do mundo muda o fim”. Após a história
pedimos que eles desenhassem qual era o fim que eles desejavam para o
meio ambiente em que vivem, e construímos um mundo de papelão para
representarmos as águas e as florestas e os homens e os animais.
Avaliação: Compreenderam a importância de cuidar do meio em que vivem respeitando seu meio ambiente.
Plano de Aula IX
Conteúdo: Desenho livre, pintura, incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Objetivo:
Explorar a criatividade usando materiais de higiene para fazer arte. Desenvolver a habilidade de discriminar
Cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
Tempo de duração: 2 horas
Atividade: Arte
Material: Folha A4, Pasta de dente, Anilina, Copo Plástico
Desenvolvimento: Conversamos com os alunos sobre as cores, e a arte de
transformá-las, além de fazê-las. Na sala de aula colocamos as pastas de
dente em copos plásticos e tingimos com anilina de diferentes cores,
reunimos as crianças de modo que pudessem usar as cores uns dos outros e
entregamos uma folha de papel A4 e pedimos para que fizessem um desenho
usando os dedos e a tinta feita com a pasta de dente. Observamos as
diferenças de texturas, em seguida perguntamos o porquê desse desenho.
Eles participaram, respondendo que era porque tinha muito mais tinta em
um desenho do que no outro, e também porque misturaram as cores.
Avaliação: Avaliamos a participação, a colaboração e a organização da
turma durante o desenvolvimento das atividades propostas bem como o
entendimento dos conteúdos.
Plano de Aula X
Conteúdo: Espaço e tempo da criança- Identidade
Objetivo:
Desenvolver socialização. Fazer com que a criança entenda que ela tem
uma origem, e uma identidade cultural ajudando também na escrita do seu
nome.
Tempo de duração: 2 horas
Material: folhas, A4, lápis de cor, giz de cera
Atividade: Confecção de um crachá o seu nome e com seu desenho
Desenvolvimento: Perguntamos aos alunos se eles já viram uma identidade e
se eles sabem para que serve. Alguns disseram que sim, logo em seguida
mostramos uma identidade a eles e explicamos que é usada para nos
identificar e para demonstrar que a gente existe, e falamos também que
todos nós temos uma identidade. Em seguida dissemos também que existe
outro tipo de identidade, a identidade cultural, que é aquilo que a
gente gosta como, por exemplo, uma roupa, uma música, etc. em seguida
realizamos uma atividade com os alunos em que construímos um crachá com o
nome e eles desenharam sua própria foto. Ao final, cantamos músicas
selecionadas por eles.
Avaliação: Os alunos foram capazes de compreender que cada um tem sua
identidade, e sua própria cultura, levando a desenvolver um respeito
pelo outro em suas diferenças e semelhanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário