- Criar jogos cooperativos entre os grupos da escola: tão necessários para refletir sobre solidariedade, num jogo em que todos ganham com a cooperação mútua.
- Criar novas regras para o esporte ser desenvolvido na escola, com mais ou menos alunos e adaptados para atender todos os alunos, considerando as questões da educação inclusiva.
- Promover o futebol como cultura de Paz, desenvolvendo condições de combater a violência e valorizar sentimentos de harmonia e respeito.
- Refletir sobre a violência nos estádios de futebol, violência doméstica e violência escolar, defendendo a liberdade de expressão e explorando as formas dialógicas de interação.
- Pesquisar informações sobre a Copa do Mundo: questões históricas, midiáticas e raciais, desenvolvendo o espírito investigativo.
- Trabalhar sentimentos e emoções: paixão, empolgação, expectativa, frustração.
- Trabalhar valores como o multiculturalismo, a convivência e a paz, ressignificando conceitos.
- Analisar a realidade local antes e depois desse evento e as mudanças na vida dos alunos.
- Ampliar as brincadeiras com bolas de diversos tamanhos, com ou sem regras, onde sentimentos, criatividade e o lúdico sejam respeitados, de modo ainda a privilegiar as manifestações corporais.
- E por último, discutir sobre a importância da Copa ser realizada no nosso país, as vantagens e desvantagens que o acontecimento poderá trazer para todos os brasileiros. Resumindo, profissionais da educação em sintonia com esse movimento e acontecimento, trarão aos seus alunos o desenvolvimento de novas aprendizagens. Algumas questões para trabalhar: Qual o sentido da aprendizagem na Educação Infantil? Como avaliar os avanços das crianças nas propostas? Quais caminhos e atividades enriquecem a diversidade?Estas e outras questões, devem ser respondidas durante o processo, pois a bola pode girar por muitas brincadeiras e lugares, mas a formação de valores, como conduta ética, cultura pela paz, reconhecimento de limites e respeito mútuo, serão os alicerces dessas crianças por muitas e muitas Copas e elas precisam desenvolver habilidades e competências em atividades lúdicas para enfrentar os desafios da escola e do País.
Páginas
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário