quarta-feira, 9 de outubro de 2013

COMO NASCEU A GALINHA PINTADINHA


Projeto Galinha Pintadinha - Como nasceu a Galinha Pintadinha?



Como nasceu A Galinha Pintadinha?
Em dezembro de 2006, Juliano Prado e Marcos Luporini postaram no Youtube um vídeo infantil chamado “A Galinha Pintadinha”. Esta foi a solução para apresentar o vídeo em uma reunião de produtores na qual eles não poderiam estar presentes.
Seis meses depois, a surpresa: o vídeo havia virado um hit e já ultrapassava a marca de 500.000 visualizações, número expressivo para a época. Empolgados com o sucesso, o vídeo “Galinha Pintadinha” se transformou em um projeto que tem por principal objetivo o resgate e a promoção de canções infantis populares brasileiras. 
Através da produção, gravação e distribuição de DVDs, as animações 2D de personagens infantis acompanham os temas das músicas seguindo um enredo montado com elementos visuais lúdicos e didáticos para a audiência infantil.
Apesar de ser voltado ao segmento infantil, com foco em crianças de zero a seis anos, o projeto “Galinha Pintadinha” une gerações e, com sua roupagem moderna para a cultura tradicional brasileira, coloca para dançar numa mesma sala a vovó e seus netinhos, sempre sob os olhares carinhosos dos pais.
Fonte: www.galinhapintadinha.com.br
“A Galinha Pintadinha” na escola.
É comprovado cientificamente que as crianças aprendem muito mais quando o assunto é de seu interesse e esse tema agrada tanto os pequenos, que se deixar, só querem cantar e dançar as músicas que fazem parte dos 3 DVDs da Galinha Pintadinha. 
As músicas podem auxiliar muito o desenvolvimento das crianças, sendo assim, é importante trabalhar bastante as canções infantis, portanto, não podemos esquecer de inserir outros conteúdos pertinentes ao tema que elas trazem, por exemplo, se a música fala da barata, é importante falar da importância da limpeza pra que elas não se proliferem. Se a música fala da galinha, fale sobre os ovos que elas nos dão, a carne, como se reproduzem,etc. Dessa forma, as crianças vão aprendendo e assimilando os conteúdos de maneira prazerosa.
Podemos utilizar as músicas para trabalhar o corpo (movimentos, articulações), ritmo, alfabetização, tamanhos, cores, medidas, formas, etc. 
As músicas permitem que as crianças trabalhem em grupo, facilitando a socialização, a troca de conhecimento na realização das atividades escolares, além de trazer bem estar quando cantam e dançam.
Diferente de muitos desenhos da atualidade, a Galinha Pintadinha resgata a música nacional e proporciona que a cultura brasileira seja repassada de geração a geração. Ao trabalhar com os alunos as músicas da “Galinha Pintadinha”, percebe-se que as crianças interagem o tempo todo, ficam alegres, motivadas e todas as atividades são assimiladas com maior facilidade. A música desenvolve a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a autoestima. 
Personagens: Galinha Pintadinha, Galo Carijó, Baratotal, Baratazul, Baratinha, Borboletinha, Pintinho, Gavião, as três galinhas coloridas entre outros.

Possibilidades de trabalhar com “A Galinha Pintadinha”
Objetivos: 
a) Trabalhar com as músicas infantis (DVDs da Galinha Pintadinha) fazendo com que as crianças se movimentem (dança), interpretem (teatro) e se socializem.
b) Desenvolver a alfabetização, habilidades artísticas e matemáticas fazendo os personagens das músicas infantis. 
c) Refletir sobre os valores e a alegria que as músicas retratam.
Atividades: Confecção dos personagens que são temas das músicas dos DVDs da Galinha Pintadinha.
Sugestão de trabalho:
a) As crianças já chegam à escola com conhecimento da maioria das músicas que fazem parte dos DVDs da Galinha Pintadinha, portanto, escolha uma música, coloque pra elas ouvirem.
b) Depois, peça que cantem e dancem. 
c) Converse sobre o que a música fala. Proponha que desenhem e pintem o personagem da música ou façam com papel, EVA, sucata, etc.
d) Converse com os alunos sobre os valores que a música traz. 
e) Fale sobre o animal, tema da música que está sendo trabalhada. É alimento? De que forma é preparado? É peçonhento? É doméstico? Tem penas? Pelo? É grande? Pequeno? ...
f) Ao final da atividade, converse com os seus alunos sobre o que aprenderam com o projeto. O que mais gostaram, o que não foi tão agradável.
g) Em uma outra aula, proceda da mesma forma com outra música do DVD.
Técnicas trabalhadas / Materiais utilizados / Conteúdos:
Técnicas trabalhadas:
- Recorte e Colagem
- Pintura
Materiais:
- EVA, papéis, sucatas
- Crystal Cola Metallic, Brilliant e Glitter, Tinta Confetti, Guache, Tinta Acrílica fosca e brilhante, Marcador Permanente, Big Canetas Hidrográficas, Big Lápis de cor, Cola branca, Cola para EVA e tesoura.
Conteúdos:
- Artes (Artes Plásticas) - Linhas, formas, cores, textura, bi e tridimensão, sobreposição, composição, proporção.
- Artes (Música / Dança / Teatro) – Ritmo, canto, movimento, coreografia e representação.
- Matemática – Linhas, formas, soma e subtração, paralelas, perpendiculares, ângulos e raciocínio lógico.
- Alfabetização – oralidade, audição, leitura e escrita.
Obs: As sugestões 01, 02 e 03 foram enviadas pela professora Fernanda Estefano Bortolazzo de Capivari – SP.
As sugestões 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10 foram enviadas pela prof. Francine Souto de São Miguel Paulista – SP.
A sugestão 11 foi enviada pela prof. Ligia Nogueira de Paraguaçú Paulista – SP - http://ligiaevarts.blogspot.com/
Atividades
1) A Galinha Pintadinha – Fantoche de vara

Material: bolinha de isopor 5 cm de diâmetro, EVA azul, amarelo e vermelho, Cola para EVA e Isopor, Marcador Permanente preto, Tinta Confetti, Crystal cola Brilliant Branca, olhos móveis, secador de cabelos, tesoura, pincel, palito de churrasco e fitas (azul e branco).
Modo de fazer:
a) Corte a bolinha de isopor pela metade. Corte um círculo com 10 cm de diâmetro de EVA azul, esquente com o secador para que você possa encapar a bolinha de isopor. 
b) Passe Cola para EVA e Isopor na meia bolinha e cole o EVA “boleado” sobre ela. Espere secar. Recorte as sobras.
c) Por trás, cole as duas formas que representam as asas e a crista. Cole um círculo com 5 cm de diâmetro (EVA azul) para fazer o acabamento.
d) Passe Tinta Confetti nas asas da galinha. Cole um triângulo de EVA amarelo (bico) e um coração vermelho (papo).
e) Faça os acabamentos com Marcador Permanente preto (contornos) e Crystal cola Brilliant branca (pintinhas).
f) Espete um palito de churrasco na parte inferior da galinha e encape com fitas.
2) A Galinha Pintadinha – Fantoche de mão

Material: EVA azul, laranja, vermelho e branco, Marcador Permanente preto, Tinta Acrílica branca, Giz de cera triangular, Tinta Confetti, cola para EVA, tesoura e pincel.
Modo de fazer:

a) Risque o molde da Galinha Pintadinha num pedaço de cartolina.  Corte duas vezes no EVA azul. Pinte uma das partes com o Giz de cera triangular azul. Pinte as bolinhas da galinha com a Tinta Acrílica branca.
b) Passe Cola de EVA nas laterais e parte superior para juntar as duas partes.
Obs: Não se esqueça de colar a crista entre as duas partes. 
c) Passe Tinta Confetti no lado que foi pintado com Giz de cera triangular. Cole os olhos, bico e papo. De acabamento com Marcador Permanente preto.
3) A Galinha Pintadinha – Porta doces

Material: EVA azul, laranja, vermelho e branco, Marcador Permanente preto, Crystal Cola Brilliant Branca, Tinta Acrílica Branca e Azul, Tinta Confetti, Cola para EVA, tesoura e pincel.
Modo de fazer:
a) Desenhe a Galinha Pintadinha no EVA azul, recorte-a por partes. Nas pontas das asas, parte inferior do corpo e parte inferior da cabeça, faça detalhes com Tinta Acrílica azul, faça detalhes com pinceladas de Tinta Acrílica branca. Pinte todas as partes com Tinta Confetti.
b) Monte a galinha colando as partes: crista, asas, olhos, bico, pernas, rabo, pés e papo. Dê acabamento com Marcador Permanente preto.
c) Faça uma caixinha com o EVA azul (porta doces). Cole a galinha na caixinha.
d) Dê acabamento com pintinhas brancas (Crystal cola Brilliant branca).
4) A Galinha Pintadinha – Porta refrigerante
Material: cartolina branca, Big Lápis de Cor, Big Canetas Hidrográficas (preta), Crystal Cola Brilliant Branca, Cola branca, e tesoura.
Modo de fazer:
a) Faça o desenho da Galinha Pintadinha num pedaço de cartolina e expanda para os dois lados de maneira que de para envolver a garrafa de refrigerante. Pinte com os Big Lápis de Cor. Faça os contornos com a Big Caneta Hidrográfica preta. 
b) Recorte e cole as laterais para formar o porta refrigerante.
5) A Galinha Pintadinha – Cestinha de flores

Material: papel color set ou cartão azul turquesa, vermelho, branco e laranja, Guache Branco, pincel fino ref. 052, nº 2, Big Canetas Hidrográficas (preta), Cola Branca e tesoura.
Modo de fazer:
a) Recorte um quadrado medindo 15x15cm no papel color set azul, divida-o em três partes iguais nos dois sentidos. Recorte nas linhas tracejadas. Vinque bem nas linhas inteiras.
b) Cole os quadrados conforme mostra a foto 02. Faça uma tira de papel e cole dos dois lados (alça).
c) Recorte a cabeça da Galinha Pintadinha no papel color set azul, cole o papo, bico e olhos. Faça os contornos com a Big Caneta Hidrográfica preta. Faça as pintas da Galinha com o Guache branco e o pincel ref. 052, nº2.
6) A Galinha Pintadinha – Chaveiro

Material: EVA azul, amarelo e vermelho. Cola para EVA, Guache branco, Tinta Acrílica fosca laranja, olhos móveis, tesoura, pincel ref. 052, nº2, argola e corrente para chaveiro. 
Modo de fazer:
a) Recorte no EVA azul Uma oval (galinha) e as asas. Os bicos e pés (EVA amarelo), papo e crista (EVA vermelho). Cole as partes na oval para formar a galinha conforme foto. 
b) Pinte o bico e os pés com a Tinta Acrílica laranja. Cole os olhos móveis e dê acabamento com Guache branco e pincel fino ref. 052, nº2.
c) Faça um pequeno furo e encaixe a corrente do chaveiro.
7) A Galinha Pintadinha – Máscara

Material: EVA azul, branco e vermelho, Guache Branco, Tinta Confetti, Cola para Eva e Isopor, lastex e tesoura.
Modo de fazer:

a) Risque a máscara da galinha no EVA azul e recorte. Recorte o bico, crista, papos e olhos.  Cole sobre a máscara.
b) Passe Tinta Confetti no EVA branco (olhos).
c) Faça as pintinhas e os detalhes com Tinta Guache branca. 
d) Faça dois furos laterais para amarrar o lastex.

8) A Galinha Pintadinha – Jogo da Memória


Material: Papel Ecocores 21 cores e Papel Ecocores Textura, cartolina branca, Big Lápis de cor, Big Canetas Hidrográficas, Cola branca e tesoura.
Modo de fazer:
a) Escolha uma das cores do papel Ecocores 21 cores e recorte retângulos iguais (nº par). Recorte retângulos menores no papel Ecocores Textura e cole num dos lados de cada retângulo.
b) Pinte os personagens da turma da Galinha Pintadinha (2 iguais de cada). Utilize os Big Lápis de cor e as Big Canetas Hidrográficas. Recorte deixando uma pequena moldura branca. Cole nos retângulos.  
c) Para brincar as crianças terão que achar os pares.
9) A Galinha Pintadinha – Porta bombom

Material: Papel color set ou cartão azul turquesa, vermelho, branco e laranja, Crystal Cola Brilliant Branco, Cola branca, tesoura e Big Caneta Hidrográfica preta. 
Modo de fazer:
a) Faça um quadrado medindo 6x6cm. Em cada um dos lados risque outro quadrado, arredonde as pontas. Recorte. Vinque nas linhas marcadas e dobre para fazer a embalagem do bombom.
b) Coloque o bombom dentro da embalagem, faça um furo em cada uma das partes arredondadas e amarre com uma fita.
c) Faça o desenho da cabeça da galinha, cole papo, bico, olhos e crista. Faça as pintinhas com Crystal cola Brilliant branca. Faça os contornos com a Big Caneta Hidrográfica preta. Cole a galinha na embalagem.
10 ) A Galinha Pintadinha – Jogo – Aprendendo a somar e subtrair.

Material: palitos de sorvete, EVA branco, Marcador Permanente vermelho, Giz de cera, Cola de EVA, Crystal cola Glitter prata e tesoura. 
Modo de fazer:
a) Recorte 13 ovos em EVA branco. Em cada um escreva um número de 1 a 10. Nos outros três faça os sinais “+”,  “-“ e  “=”.
b) Deixe-os brilhantes com Crystal Cola Relevo Glitter Prata espalhada com o dedo indicador.
c) Pinte os palitos de azul (Giz de cera). Cole os ovos nos palitos.
d) Desafie os alunos a fazerem contas de soma e subtração. Ganha o aluno ou o grupo que acertar mais.
11 ) A Galinha Pintadinha - A roça

Material: EVA de várias cores, cola de EVA, palitos de churrasco, cola quente, tesoura, secador de cabelos e Marcador permanente preto e vermelho. 
Modo de fazer:
a) Recorte círculos de EVA e encape as bolas de isopor (esquente com secador de cabelos para que o EVA se torne flexível).
b) Junte as bolas encapadas com palitos de churrasco. Faça pernas com palitos de churrasco, encape. 
c) Para manter os animais em pé, espete os palitos (pernas) em bolas de isopor (metade) encapadas com EVA. 
d) Cole nos animais as asas, crista e demais partes feitas em EVA. Faça os detalhes nos olhos e bico com o Marcador Permanente preto.

Sala dos professores: Aluno indisciplinado tem jeito?

Aluno indisciplinado, tem jeito?
Muitos professores acham que se forem bonzinhos, permissivos vão conseguir “ganhar” o alunos. Grande engano, o que se vê é que o professor que age dessa forma acaba perdendo sua identidade como pessoa. É muito importante que existam limites bem claros, bem definidos e que haja o acompanhamento do processo de construção do conhecimento de forma efetiva.
Na sala de aula a conversa entre os alunos é inevitável; é impossível ficar ao lado dos amigos sem conversar; o que devemos fazer é aproveitar essa conversa como instrumento para um trabalho pedagógico, aprender a ser um administrador de conversas, expositor de desafios, instigador de perguntas. Celso Antunes, autor de mais de 200 livros didáticos e paradidáticos, alerta que devemos tomar cuidado com o silêncio humano. Este esconde muitas vezes problemas emocionais ou disfunções agudas.
Ao ensinar, é fundamental que o professor peça aos seus alunos que opinem, sugiram, contem coisas de seu eu e de seu mundo. Jamais mate a curiosidade apresentando rapidamente a resposta; faça-os buscar pelos caminhos da pesquisa, pela reflexão do debate. E nunca se esqueça de levar para a sala de aula o sorriso, a boa educação e o bom senso.
 
Com alunos difíceis, ou seja, aqueles que não querem nada com a aula, procure não se exasperar, dar broncas. Após o final da aula chame esse aluno para conversar; faça-o descobrir que você quer ajudá-lo.  Diálogo, polidez e bom humor são aliados incondicionais para o bom relacionamento entre professores e alunos em sala de aula.
Existem algumas ideias levantadas por Celso Antunes que podem auxiliar os professores em seu dia a dia, obtendo assim maior prazer e sucesso no seu trabalho, são elas:
- Definir de forma clara e cristalina as regras disciplinares. 
- Estabelecer canais límpidos de comunicação entre os alunos, diretores, pais, orientadores e professores.
-Assiduidade e pontualidade. 
-Associar o conhecimento novo aos saberes que os alunos possuem. 
-Preparar de maneira cuidadosa a aula. 
-Traçar um projeto de atividades anuais, dividindo suas etapas semana após semana.
- Estabelecer, se possível em consenso com a classe, os limites desejáveis das condutas e cobrá-los sempre de maneira imediata e coerente.
- Entrar em sala e, sem demora, iniciar a aula. 
- Cobrar, com firmeza, mas sempre com bom humor (quando possível), a colaboração de todos e ser um árbitro sereno no cumprimento das regras de conduta em consenso com a classe.Falar com expressividade e clareza. 
- Iniciar os trabalhos com um plano de aula simples, mas objetivo e coerente. 
-Movimentar-se todo o tempo, manter-se alerta a todos e também a todas as ocorrências. 
- Mostrar sempre disposição para manter a calma e a serenidade, mesmo em situações mais difíceis.
- Saber dar a devida importância ao tom de voz empregado e estudar a linguagem gestual. 
-Jamais comparar-se a qualquer colega. Nunca comparar um aluno ou uma classe com outra.
- Distribuir com uniformidade, serenidade e justiça a atenção de todos. 
- Analisar com calma as razões que podem levar alunos ao desinteresse ou a indisciplina e discutir, particularmente com os mesmos essa postura. 
- Conhecer diferentes estratégias de ensino, jogos operatórios, técnicas de ensino e aprendizagem. 
- Possuir projetos de avaliação claros e explícitos.
- Manter atualizados seus registros e suas notas. 
- Cumprir com integridade tudo quanto prometeu.
- Ensinar utilizando diferentes recursos e estratégias para despertar a curiosidade e incentivar os alunos em sala de aula e projetos é eficiente medida contra a indisciplina.
- Fazer das perguntas uma eficiente ferramenta de aprendizagem.
- Não se desgastar ensinando aos alunos tudo aquilo que sozinhos eles podem aprender. 
- Estimular o aluno para interpretar o aprendizado usando diferentes habilidades. 
- Ensinar seus alunos a leitura dos saberes que se encontram em diferentes linguagens. 
- Saber delegar aos alunos tarefas e funções junto à classe que explorem capacidades de aprender e de 
aprendizagem. 
- Fazer revisões periódicas daquilo que foi aprendido.
- Organizar de forma eficaz, na medida do possível combinando com os alunos, o espaço da sala de aula e a disposição dos lugares de cada um.
- Cuidar da sua apresentação, dignificando a importância e até o sentido do ato pedagógico. 
- Mostrar atenção aos problemas dos alunos. 
- Concluir a aula de maneira amistosa e bem humorada.
É importante destacar que os passos sugeridos costumam ajudar a resolver parte expressiva dos problemas disciplinares; mas não os eliminam por completo. A continuidade de aplicação dos procedimentos é que pode garantir a perenidade dos bons comportamentos, da participação dos estudantes nas aulas, o debate em torno das ideias e conteúdos trabalhados,...
Para concluir, o professor precisa ser amigo dos alunos, companheiro e compreensivo, ter a mentalidade aberta e acompanhar o processo de construção do conhecimento, atuando como agente entre os objetos do saber e a aprendizagem e ter a certeza de que, quem educa semeia um futuro melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário