A sala poderá conter os "cantinhos": o cantinho da
leitura, de matemática, das ciências, de historia e geografia, de artes, da
psicomotricidade, da dramatização, por exemplo.
O cantinho da Leitura, incluindo livros de história
de papel, de tecido, de plástico, e outros materiais; revistas em quadrinhos,
por exemplo, e livros confeccionados pelos próprios alunos.
O cantinho de Matemática, incluindo jogos relativos
à disciplina, como, por exemplo: Dominós; baralho; jogo da memória; ábacos;
cuisinaire; material dourado; numerais em lixa e outros que poderão ser
adquiridos ou confeccionados pelo próprio professor e pelos alunos. Poderá ser
montado um minimercado com estantes incluindo embalagens vazias de produtos e
uma "caixa registradora".
O cantinho
das Ciências, que poderá incluir livros referentes à disciplina; experiências
realizadas pelos alunos como o plantio do feijão; um terrário; um aquário; por
exemplo.
O cantinho de História e
Geografia, que poderá incluir materiais como um quebra-cabeças do mapa do
município onde os alunos residem e outro do Brasil; confeccionados pelo
professor e pelos alunos, no caso do 3º Período, e uma maquete dos Planetas da
Galáxia, incluindo o Planeta em que vivemos A Terra, utilizando bolas de isopor
de tamanhos diversos para representarem os planetas.
O cantinho de Artes, incluindo, materiais
necessários para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo:
tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar,
revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de
cor, giz de cera, hidrocor e outros.
O
cantinho da Psicomotricidade, que poderá conter materiais como tênis (de
madeira) com cadarço para o aluno aprender a amarrar, telaios (material
montessoriano) com botões, colchete, velcron ( para as crianças aprenderem a
utilizá-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe, de "enfiagem",
como, por exemplo, ( para enfiar os macarrões ou contas no barbante para
trabalhar a motricidade refinada das crianças).
O cantinho da Dramatização, que poderá incluir um
espelho afixado de acordo com o tamanho das crianças, trajes dentro de um baú
como, por exemplo, fantasias, acessórios como chapéus de mágico, de palhaço,
enfim de diversos tipos, cachecóis, echarpes, bijouterias, estojo de maquiagem e
outros. Poderá ser construído um pequeno tablado de madeira, onde as crianças
poderão apresentar as dramatizações.
O
mobiliário deverá ser adequado ao tamanho das crianças: mesas, cadeiras,
estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de
dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros), cavalete de pintura e
outros.
Os murais da sala podem ser
confeccionados com materiais como cortiça, no estilo flanelógrafo, utilizando
tecido próprio, onde deverão ser expostos os trabalhos dos alunos: pesquisas,
exercícios, atividades de artes e outros.
Quadro de giz afixado de acordo com tamanho dos
alunos.
Todo material que for afixado
na parede, como por exemplo: murais, quadros de chamada de giz, linhas do tempo,
janelinhas do tempo, cartazes, e outros deverão ser colocados de acordo com o
tamanho dos alunos para que estes possam visualizar.
As paredes da sala devem ser de cores claras, pois
além de clarear o ambiente, "passam" tranqüilidade às crianças.
É fundamental que haja um cantinho reservado para
colocar colchõezinhos, caso alguma criança adormeça, pois nessa fase algumas
ainda dormem durante o dia. É necessário também o travesseirinho e uma manta ou
edredon para os dias mais frios.
Concluindo, a sala de aula de Educação Infantil deve
ser clara, arejada e deve conter "estímulos" apropriados ao desenvolvimento
integral da criança.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário